Ouvidoria FAESI

 

Finalidade: ouvir a comunidade acadêmica no que tange aos anseios e necessidades relacionados à IES e direcionar aos setores responsáveis para providências, funcionando como um canal de interação institucional com a comunidade acadêmica, acadêmicos, professores, egressos, funcionários e membros da sociedade civil organizada.

A Ouvidoria é um órgão interno vinculado à Direção Administrativa e à Direção Pedagógica, que consoante à legislação educacional integra a dimensão Comunicação com a Sociedade do SINAES, visando contribuir para o aperfeiçoamento da gestão institucional, tangentes à qualidade no oferecimento dos serviços educacionais. A Ouvidoria UNIGUAÇU/FAESI tem por função precípua ouvir a comunidade acadêmica no que tange aos anseios e necessidades relacionados à IES e direcionar aos setores responsáveis para providências, funcionando como um canal de interação institucional entre a comunidade acadêmica, v.g., acadêmicos, professores, egressos, funcionários e membros da sociedade civil organizada.

A Ouvidoria da UNIGUAÇU/FAESI tem por finalidade:

 

Ampliar a visão da IES quanto à constante transformação da realidade relacionada aos processos de tomada de decisão gerencial.
Oferecer à comunidade acadêmica no âmbito interno e externo um canal de comunicação para informações, críticas, sugestões e elogios e tais serão consideradas para que a IES desenvolva ações para sanar possíveis fragilidades apontadas.
Estimular na comunidade acadêmica a prática da cidadania através da intervenção crítica.
Assegurar aos usuários uma pronta resposta à demanda.
Respeitar a opinião da comunidade acadêmica quanto aos assuntos que considere relevantes para o desenvolvimento da IES com repercussão em seu entorno.
Auxiliar em informações para a elaboração do relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação).

 

O Ouvidor exercerá suas atividades em caráter independente e dará um atendimento personalizado e responsável para dar a melhor solução ao tema. O Ouvidor pautará suas atividades em consonância com este regulamento e pelas premissas:

 

Agir dentro de rigorosos princípios ético e de imparcialidade.
Divulgar o serviço de Ouvidoria da UNIGUAÇU/FAESI, rotineiramente.
Incentivar aos usuários que encaminhem suas demandas.
Atuar tanto na prevenção como na resolução de conflitos.
Resguardar o sigilo da fonte em casos excepcionalíssimos.
 

São atribuições do Ouvidor:

 

Receber as demandas tangentes às críticas, elogios, consultas, reclamações e informações e encaminhá-las ao setor competente.
Efetuar pronto atendimento e respostas às demandas.
Dar tratamento adequado às demandas como orientações, prestação de informações, socializações, apuração de fatos.
Manter registro das demandas, bem como as informações/observações para a resolução.
Informar à Direção Administrativa e à Direção Pedagógica as demandas que porventura não foram solucionadas por questões funcionais ou técnicas.
Disponibilizar registro das demandas e soluções à comunidade acadêmica bimestralmente.

Ouvidoria