7 de janeiro de 2017

Matemática

Sobre o curso
O curso de Matemática – Licenciatura visa formar professores e pesquisadores para a Educação Básica, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

O curso destina-se a egressos do Ensino Médio ou graduados em outras áreas, que tenham interesse em atuar no magistério do Ensino Fundamental (séries finais), Médio e profissionalizante, de modo a levarem seus alunos a relacionarem os conteúdos abordados em sala de aula com as vivências diárias. Além do magistério, destina-se a profissionais que desejam atuar no ensino não formal, até agora pouco explorado, como o ensino a distância, pesquisa e suporte empresarial, econômico e financeiro.

Continuando sua formação acadêmica, poderá ingressar na pós-graduação em Ensino de Matemática, Física ou Educação.

Perfil profissional
As exigências do mundo atual apontam para a necessidade de um profissional com amplos conhecimentos de atos e fatos, em consequência das múltiplas aprendizagens e dos avanços educativos e tecnológicos. Tais avanços não permitem mais a simples transmissão de conhecimentos, mas exigem uma vivência maior das práticas profissionais.

Assim, é necessário garantir ao acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática:

  • domínio do uso da língua portuguesa, de forma a expressar-se com clareza, precisão e objetividade;
  • reflexão analítica e crítica sobre a linguagem matemática como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações matemáticas que fundamentam sua formação profissional;
  • exercício profissional atualizado, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • percepção de diferentes contextos interculturais em que a ação educacional se efetiva;
  • compreensão crítica e utilização de novas ideias e tecnologias para resolução de problemas;
  • percepção da prática docente de Matemática como processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  • desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas;
  • visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia, que, muitas vezes, ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

Dessa forma, o acadêmico em Licenciatura em Matemática deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação convencional, teórica e prática, ou fora dela.

Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio dos conhecimentos matemáticos para atuar como professores, o curso de Licenciatura em Matemática deve possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades que, refletindo-se em sua prática cotidiana, o levem a:

  • manter-se atualizado quanto ao avanço da ciência;
  • realizar pesquisas e investigações na área de matemática;
  • analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  • trabalhar em equipes multidisciplinares e de exercer liderança;
  • acompanhar e orientar planejamentos tanto na sua área de formação quanto no âmbito da escolar;
  • assumir-se como profissional que exerça plenamente sua cidadania.