7 de janeiro de 2017

Um pouco de história

A Uniguaçu – União de Ensino Superior do Iguaçu – Ltda. foi fundada em 24 de março de 1999 por um grupo de professores universitários e empresários da região, ligado ao ramo educacional. Eles perceberam a necessidade de oferecer à região oportunidade de desenvolvimento acadêmico e cultural, além de uma opção àqueles que não tinham possibilidade de se deslocar para outros centros no sentido de complementarem seus estudos. 


Cientes desses e de outros anseios regionais, tanto no desenvolvimento de novas áreas para o ensino superior, quanto das necessidades de formação qualificada, para atender ao rápido desenvolvimento que a região vinha obtendo, idealizaram e desenvolveram este empreendimento.


Por essa razão, a
Uniguaçu idealizou e mantém a Faesi – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, a qual obteve autorização de funcionamento através da Portaria Ministerial – MEC nº 391/2000 – DOU, publicada no dia 22/03/2000. Inicialmente, a Faesi foi concebida como uma faculdade de abrangência regional, composta pelos municípios de Matelândia, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Missal, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu.


Tem como sede o município de São Miguel do Iguaçu, por estar localizado ao centro da micro região citada e às margens da BR-277. Com o nome de Faculdade da Micro Região do Lago de Itaipu (somente por questões de legislação educacional não pôde ser autorizada com esse nome), a
Uniguaçu/Faesi vem ocupando esse espaço e já se caracteriza como uma faculdade que abrange vários municípios, hoje, incluindo, além dos citados acima, os municípios de: Céu Azul, Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Entre Rios do Iguaçu e Foz do Iguaçu, de onde se deslocam quantidades expressivas de alunos.


Começou sua atividade acadêmica em 10 de abril de 2000, com apenas dois cursos: Administração e Turismo, ambos no período noturno. Posteriormente foram implantados os cursos de: Sistemas de Informação, Geografia, Ciências Contábeis, Educação Física – Licenciatura, Pedagogia, Educação Física – Bacharelado e Matemática.
   
Graças à ação de seus mantenedores, que não têm medido esforços e recursos, a
Uniguaçu/Faesi, assim denominada, está com seu campus instalado em área própria de 142.500m². Conta com 71 salas de aula, sendo que a área construída já ultrapassa os 13.000m² e está totalmente equipada para atender seus alunos nos vários cursos, resumindo-se assim uma pequena parcela de seu arrojado projeto. Além da construção de salas de aula e infraestrutura necessária ao seu funcionamento, a Uniguaçu/Faesi conta com os seguintes laboratórios em funcionamento: anatomia, biologia, fisiologia, cartografia, informática, escritório modelo, brinquedoteca, sala de expressão corporal e libras,  sala para a prática de lutas, academia, matemática, didáticas, práticas pedagógicas I e II, LOPPIS, empresa júnior, quadra poliesportiva e pista de atletismo com medidas oficiais da CBA – Confederação Brasileira de Atletismo; praça de alimentação; praça de lazer; biblioteca com 1.300 m2 e área de mata virgem com uma trilha ecológica. Além disso, foram desenvolvidos projetos para a construção de: anfiteatro, ginásio de esportes e piscina.

Em plena fase de crescimento, a Uniguaçu/Faesi recebe incentivo diário para ampliar suas metas, bem como antecipá-las conforme a necessidade para acompanhar o crescimento desta pujante região. No seu oitavo ano de existência, além dos cursos de graduação, criou o  Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu”. Por tudo isso e por acreditar no futuro desta região é que desde o princípio alicerçam seus propósitos com as seguintes metas: 

  • difundir, aplicar e aperfeiçoar a educação e a cultura;

  • organizar, incentivar e gerir cursos com capacidade de resposta às necessidades do mercado profissional;

  • atuar com metodologias de ensino inovadoras e com os melhores recursos tecnológicos disponíveis;

  • garantir mecanismos modernos para o desenvolvimento da formação profissionalizante dos alunos, além de seu relacionamento com o mercado de trabalho;

  • utilizar infraestrutura física e tecnológica, consoante às condições e necessidades.


A
Uniguaçu/Faesi está, como já dissemos, localizada em região geograficamente privilegiada. Dispõe de infraestrutura física apropriada, biblioteca equipada com computadores, conexão em rede e acesso à internet com link exclusivo vinte e quatro horas para uso dos alunos, professores e membros da comunidade estudantil e civil. Na oferta dos cursos em funcionamento e na implantação de novos, vislumbram-se os mais altos padrões de qualidade, a partir daqueles estabelecidos pelo MEC. Sem dúvida você terá todos os motivos do mundo para continuar essa visita ao site da Uniguaçu/Faesi e ainda desfrutar de maiores informações sobre nossa instituição e cursos. A partir de então, poderá fazer a opção correta e vir desfrutar desta estrutura e de todas as demais vantagens que a Uniguaçu/Faesi oferece.