5 de outubro de 2017

Geografia

POR QUE ESTUDAR GEOGRAFIA LICENCIATURA NA UNIGUAÇU FAESI?

Porque o curso de Licenciatura em Geografia da UNIGUAÇU/FAESI forma professores há 14 anos e atuam com brilhantismo na docência da Geografia nos ensinos médio e fundamental da região, relacionando a sociedade com a natureza, a organização do espaço e assim, contribuindo na formação de cidadãos críticos. O Licenciado em Geografia terá uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua conhecimentos profundos da Geografia, visando a dotar o Licenciado de conhecimento facilitador para o desenvolvimento do futuro profissional com capacidade para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem e de prever proativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação nos níveis Fundamental e Médio, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que o egresso irá atuar.

Duração do curso: 04 anos.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Professor de instituições de ensino públicas e privadas, cursinho pré-vestibular, administração escolar e ensino superior. Outras atuações do geógrafo licenciado: participação na elaboração de planos diretores de municípios; análise de impacto ambiental; organização das populações e sociedades. Após formado, o Licenciado poderá continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.  

 

DURANTE O CURSO:

A pesquisa acadêmica, a participação em simpósios e congressos, a publicação de artigos, a produção de material didático, a confecção e interpretação de mapas, o desenvolvimento de projetos na área, a leitura e análise de fotos aéreas e imagens de satélites e o uso de novas tecnologias – geoprocessamento –, fazem parte da rotina do acadêmico de Geografia da UNIGUAÇU FAESI. Esta formação deve propiciar, também, o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área da Geografia, alusivos aos conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão da fenomenologia compreendida nos conteúdos, do significado de seu domínio para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos.

 

MERCADO DE TRABALHO

A necessidade de docentes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio é demonstrada pelas pesquisas realizadas pelos órgãos governamentais, competentes. Com o crescimento da região o mercado de trabalho se expande por meio da abertura de novas instituições de ensino públicas e privadas