7 de janeiro de 2017

Enfermagem

Sobre o curso
O curso de Enfermagem adota uma filosofia promocionista de saúde em todos os seus níveis de atenção e cuidado, levando os participantes do processo de ensino-aprendizagem à compreensão do processo de viver e ser saudável como um processo social, onde as ações de promoção e prevenção que implicam na cura e no cuidado do usuário dos serviços de saúde não são a única meta a alcançar. 

A proposta deste curso na Uniguaçu/Faesi busca uma abordagem interdisciplinar dentro de um enfoque filosófico multiprofissional que se desdobrará em três enfoques indissociáveis:

  1. o das competências e habilidades – no preparo de enfermeiros (as) com visão crítica e reflexiva, enfocando uma atuação de promoção da saúde eficaz, eficiente e dinâmica no que se refere aos aspectos técnicos, científicos e éticos da profissão;
  2. o da cidadania – na formação política enquanto indivíduos profissionais que integram a totalidade e integralidade do saber e do fazer, comprometidos com a transformação da sociedade civil e profissional enquanto categoria parte da mesma, e das comunidades atendidas em sua atuação profissional, contribuindo e vivenciado o controle social efetivo;
  3. o da globalidade – na percepção de que as relações promoção da saúde e qualidade de vida habitam campos bem mais amplos e diversos do existir humano, uma totalidade bio-psico-social-afetivo-espiritual e político-econômico-cultural.

Enfermagem na prática
O curso terá integração, durante todo o processo de ensino aprendizagem, da orientação teórica com a prática assistencial, com boa articulação entre atividades teórico-assistenciais em nível individual e coletivo.

Há atividades extramurais em unidade do SUS e em equipamentos escolares e da comunidade, ao longo de todo o curso, com graus crescentes de complexidade; atividades clínicas desenvolvidas em unidades de atenção básica da rede do SUS, majoritariamente ambulatoriais, ou em serviços das Instituições de Ensino Superior (IES) que subordinem suas centrais de marcação de consultas às necessidades locais do SUS; internato ou estágio desenvolvido em sua totalidade na rede SUS.

Curso de Enfermagem da Uniguaçu/Faesi prima pela formação universal, sem olvidar em contemplar as disciplinas de formação tradicional básica em paralelo com os conteúdos que melhor se adequam à necessidade econômica regional. Ademais, os conteúdos curriculares buscam na interdisciplinaridade, nas novas tecnologias de ensino e de trabalho no desenvolvimento da profissão, o viés necessário à formação do profissional de Enfermagem, portanto, vislumbra-se na prática acadêmica a necessária instrução técnica e o enriquecimento intelectual do acadêmico.

O curso de Enfermagem da Uniguaçu/Faesi estabelece, como fim de sua consolidação, a formação do Bacharel em Enfermagem generalista, integralmente voltado para a enfermagem como ciência do cuidado aos indivíduos, familiares e comunidades, grupos capacitados para atuarem em diferentes cenários da comunidade onde a saúde é assistida e os cuidados são prestados.