7 de janeiro de 2017

Educação Física – Licenciatura

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da Uniguaçu/Faesi destaca-se por atender às necessidades profissionais da Educação Física Escolar de 10 municípios que circundam São Miguel do Iguaçu, local da sede da Uniguaçu/Faesi.

O curso tem duração de três anos e possibilita ao futuro profissional experiências teóricas e práticas relacionadas à prática de atividades físicas e esportes, direcionadas para a educação do físico de alunos de todo o Ensino Básico.

A coordenação de Licenciatura em Educação Física, juntamente com seus professores, mestres e especialistas, oferece atividades teóricas e práticas aos acadêmicos, obedecendo a uma lógica pedagógica e didática por meio de um Projeto Político Pedagógico de seu curso muito coeso, projeto esse em constante transformação advinda das alterações legais e conformidades ocorridas no meio profissional na região.

Os acadêmicos do curso são levados a entender a profissão com atividades práticas orientadas no meio escolar desde o primeiro semestre do curso, onde as atividades teóricas e práticas absorvidas na sede da instituição são levadas e orientadas pelos profissionais das escolas de todos os níveis educacionais na região, no sentido de aplicar o conhecimento adquirido no ambiente original de trabalho.

Educação Física na prática

O curso oferece estagiários para diversos municípios da região, bem como facilita a participação de seus acadêmicos junto a eventos promovidos pelas escolas, sempre com a intenção de promover aos acadêmicos, experiências relativas ao seu ambiente futuro de trabalho.

O curso mantém uma Liga de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar – LAEFE – que busca aproximar coordenação, professores e acadêmicos da realidade nacional e local da profissão, por meio da produção científica em cinco vertentes de estudo, Legislação Educacional e Educação Física; a Educação Física Inclusiva; Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e Saúde e Movimento.

O curso oferece ainda, por meio da pós-graduação pesquisa e extensão, a possibilidade de ampliação de conhecimento de seus egressos e profissionais de toda a região, cursos que apresentam maior solicitação de aplicação no meio profissional, observado nas tendências advindas do contato dos acadêmicos da graduação no âmbito educacional.
O objetivo em curto prazo do curso, apoiado pela direção da instituição, é ativar o curso de Bacharelado em Educação Física, na Instituição, certos de que esta ação potencializará o ensino em Educação Física da região, bem como abrirá ainda mais os portões da instituição para a comunidade que a cerca, com a criação de inúmeros projetos sociais relacionados à prevenção e a saúde da comunidade.


O investimento em infraestrutura para o curso de Educação Física é constante, com a construção de ginásio ao lado do já existente, campo de futebol e pista oficial de atletismo (próximo aos laboratórios de anatomia, biologia e fisiologia), bem como de uma sala completa de musculação, sala de lutas e de ginástica, e com o projeto para a construção de uma piscina, a instituição possuirá um dos maiores complexos esportivos da microrregião, podendo ampliar sua já existente inserção junto à comunidade, por meio de projetos sociais, foco maior da administração desta instituição.


Contudo, o curso de Licenciatura da
Uniguaçu/Faesi prima pela excelência em suas atividades no sentido de promover a melhor capacitação aos seus acadêmicos e pós-graduados, que servirão de forma qualificada e compromissada, ampliando potenciais educacionais, econômicos e sociais em toda região.