7 de janeiro de 2017

Educação Física

Sobre o curso
A Educação Física, no Brasil, passou por profundas transformações nas últimas décadas. Desde as primeiras contestações ao modelo esportivo vigente até a formação de um referencial teórico capaz de dar sustentação argumentativa a diferentes práticas, muitos debates permearam a caminhada de quem teve o privilégio de viver neste período tão rico da produção de novos conhecimentos na área. As discussões, felizmente, ainda continuam. Afinal, o que é Educação Física? Essa questão e tantas outras surgidas nestes 20 anos continuam a estimular o debate no interior das escolas e Instituições de Ensino Superior (IES).

Conquista regional
Entendemos que a Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (Faesi), mantida pela União de Ensino Superior do Iguaçu Ltda. (Uniguaçu), sintonizada com o seu tempo, não pode ficar à margem de um processo que mobiliza boa parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras em torno das questões há pouco referidas. Portanto, a reconstrução do Curso de Graduação em Educação Física, com habilitação para Bacharelado, coloca essa instituição dentre aquelas que se comprometem em ampliar sua produção acadêmica, incluindo mais essa área do saber tão importante na composição dos conhecimentos socialmente construídos.
 Além do compromisso acadêmico, mais dois elementos são fundamentais para justificar a reconstrução do Curso de Graduação/Bacharelado em Educação Física na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu/Faesi: a demanda social e a formação profissional.

Mercado de trabalho
Com relação, especificamente, ao mercado profissional, um curso de Graduação/Bacharelado em Educação Física buscará qualificar os futuros profissionais de forma a mantê-los sempre conectados com os avanços em relação aos conhecimentos produzidos pela área, que buscam constituir um profissional com consciência de seu papel social, cultural e político, tendo como objetivo o atendimento das necessidades da população regional, no que se refere às atividades educacionais, de saúde, físicas e esportivas. Na cidade de São Miguel do Iguaçu e região, tomando-se como referência o desenvolvimento da Educação Física nas suas mais variadas possibilidades (equipes esportivas, eventos, lazer, relação com a comunidade, entre outras), o número de profissionais da área é insuficiente para o desenvolvimento das atividades que podem ser relacionadas na área da Educação Física.
Devido à diversidade nas áreas de atuação e a multiplicidade de conhecimentos que estruturam a Educação Física, proveniente de outros campos de saber, tais como a filosofia, a biologia, a história, a antropologia, a sociologia, a pedagogia, a psicologia, a física e a fisiologia, a formação profissional nessa área é muito complexa. No entanto, esta complexidade da Educação Física, ao mesmo tempo em que dificulta o seu processo de qualificação, permite que seja uma área bastante privilegiada no sentido de estabelecer interlocuções e diálogos com os diferentes saberes que constituem o pensamento científico e social da humanidade.
Nesse sentido, a criação do Curso de Graduação/Bacharelado em Educação Física na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu/Faesi é, ao mesmo tempo, uma tarefa difícil e estimulante que desafia aqueles que têm compromisso efetivo com o processo de qualificação da Educação Física brasileira.